Os deputados do PS/Açores eleitos pelo Faial, Ana Luís e Tiago Branco, acusaram hoje o Governo Regional de deixar o Castelo de São Sebastião, na freguesia das Angústias, votado ao abandono, 4 anos passados desde a passagem do Furacão Lorenzo que provocou estragos significativos na infraestrutura.
“Esta infraestrutura representa um património muito valioso como é para todos evidente e não pode continuar a degradar-se dia após dia sem que o Governo Regional nada diga ou faça”, considerou Tiago Branco para quem é “penoso ver aquele edifício com quase nenhuma utilização também por estarem em causa razões de segurança que inviabilizam qualquer dinâmica que se queira imprimir”.
O parlamentar faialense lembrou que em 2020 foi realizada, pelo governo do Partido Socialista, uma apresentação pública dos projetos de reforço da proteção costeira e de recuperação do Castelo de São Sebastião, do reduto da patrulha e muralhas adjacentes.
“Desde que o atual governo regional do PSD/CDS/PPM assumiu funções não se tem verificado qualquer evolução sobre a esta matéria, o que revela uma aparente falta de vontade política para priorizar um investimento numa das zonas mais fustigadas pela intempérie de 2019”.
Tiago Branco recordou quem em dezembro de 2022, os deputados do PS eleitos pelo Faial já haviam questionado o governo regional sobre os atrasos na implementação destes projetos que continuam, hoje, sem desenvolvimentos.
Para os deputados, o Castelo de São Sebastião e o Reduto da Patrulha são infraestruturas de grande valor patrimonial que importa ser salvaguardado e potenciado enquanto eixo valorizador da Baía de Porto Pim e da freguesia das Angústias quer do ponto de vista turístico quer para utilização pelos residentes.