A Assembleia Municipal de Ponta Delgada reuniu hoje, dia 30 de Abril, no Centro Natália Correia, na freguesia da Fajã de Baixo.
Nessa reunião, os deputados municipais do Partido Socialista abordaram diversos assuntos relacionados com a atividade da Câmara Municipal e também apresentaram uma proposta da autoria do Deputado Nuno Silva, da JS, intitulada “Pela promoção da Saúde Mental nas Freguesias”.
A proposta aponta nos seus considerandos que “De acordo com o relatório ‘The Nation’s Health 1990–2016’, Portugal é um dos países da Europa com maior incidência de problemas de saúde mental. Assim como, um dos maiores consumidores de psicofármacos, nomeadamente, antidepressivos e ansiolíticos”; é também referido que “Segundo a Ordem dos Psicólogos, cerca de metade dos portugueses sentiu impactos psicológicos moderados ou graves (…)”. A proposta alerta ainda para o facto de as respostas dos serviços públicos de saúde na área da saúde mental registarem “tempos de espera elevados. Revelando-se de difícil acesso, especialmente nos cuidados de saúde primários”.
Perante este quadro, a proposta do PS defende “a Criação de Gabinetes Locais de Psicologia, em todas Freguesias, ou de Unidades Móveis de Apoio à Saúde Mental” que permitam atingir diversos objetivos, entre os quais se destacam, “Acesso a serviços de saúde mental, trazendo à Freguesia profissionais especializados na área; campanhas de combate ao estigma e conscientização, sobre a importância da saúde mental; programas de prevenção e apoio às famílias, que permitam identificar e intervir precocemente em situações de risco; ampliar o alcance das ações de promoção da saúde mental”.
A Proposta do PS foi aprovada por maioria, tendo prevalecido devido à abstenção do grupo do PSD.