A Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Andreia Cardoso, considerou, esta quinta-feira, que o “conturbado e falhado” processo de privatização da Azores Airlines tem se pautado pela falta de transparência e opacidade conduzidas pelo Governo Regional do PSD, do CDS e do PPM.
Num requerimento entregue na Assembleia Regional, os deputados socialistas sublinham que “a importância que o Grupo SATA assume para os Açores e para os Açorianos exige mais transparência, mais informação e mais verdade do que aquela que tem sido a prática do Governo Regional sobre este assunto”.
A esse propósito, Andreia Cardoso frisou que os Açorianos “continuam a desconhecer a versão integral do Plano de Reestruturação do Grupo SATA negociado com a Comissão Europeia, bem como o Relatório do Juri do concurso de privatização da Azores Airlines, presidido pelo professor Augusto Mateus que admitiu ter reservas quanto à capacidade do único consórcio admitido assegurar a viabilidade da companhia”.
A posição do Grupo Parlamentar do PS/Açores ocorre numa altura em que é conhecido, pela voz do Governo Regional, o falhanço da privatização da Azores Airlines. Segundo a parlamentar, “acabou por ser uma boa noticia pelo facto de não estarem salvaguardados os interesses da Região no caderno de encargos inicial, situação sobre a qual o Partido Socialista tem alertado desde o início”.
A socialista espera que “agora que o processo reiniciará é fundamental que o Governo Regional seja mais transparente e corrija os erros cometidos até aqui, nomeadamente no que concerne àquilo que tem a ver com os interesses da Região Autónoma dos Açores que não foram, de todo, salvaguardados”.
A deputada considera que o Governo Regional numa tentativa de disfarçar a sua incapacidade, “alega, agora, que o falhanço é bom pelo facto da companhia valer mais dinheiro quando, na realidade, o falhanço é bom porque é benéfico para os Açores, contra a vontade do Governo.”, sublinhou.
No requerimento entregue, os socialistas defendem, por isso, que os açorianos devem saber onde estão sustentadas as afirmações do Governo Regional e que a informação seja prestada com transparência “sem truques nem manobras” num assunto da maior importância para os Açores e para os Açorianos, defendeu.
Nesse contexto, o Grupo Parlamentar Socialista solicita ao executivo regional que torne público, através de resposta a um requerimento, o Relatório de Avaliação da Azores Airlines, S.A., onde é apurada a suposta valorização de 20 milhões de euros da Azores Airlines, apesar do falhanço da privatização.
A Vice-Presidente do GPPS/A denunciou ainda que, apesar da narrativa vigente do Governo Regional, foram tornados públicos esta semana prejuízos superiores a 25 milhões de euros na Azores Airlines só no primeiro trimestre deste ano, agravando ainda mais os resultados obtidos no mesmo período em 2023.
“Este é mais um dado que contradiz a propaganda o Governo sobre uma empresa demasiado importante para a Região para ser conduzida com a leviandade a que temos assistido”, concluiu.