Europeias 2024: PS Açores compromete-se a lutar por verba específica para transportes marítimos na Região no quadro financeiro pós-2027

PS Açores - 14 de maio

 

O candidato socialista às eleições europeias do próximo dia 9 de junho, André Franqueira Rodrigues, que ocupa o quinto lugar na lista nacional, anunciou hoje o seu compromisso de pugnar pela existência de uma alocação específica para os transportes marítimos inter-ilhas e entre a Região e o país, no quadro das negociações do futuro orçamento da União Europeia para o quadro financeiro pós 2027.

O compromisso foi assumido numa reunião com a direção da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, onde André Franqueira Rodrigues apresentou as propostas do PS em relação às questões das acessibilidades e transportes, bem como do apoio ao tecido económico regional.

Na ocasião, o candidato do PS Açores salientou a importância de defender a integração plena dos Açores nas Redes Transeuropeias de Transportes, incluindo as digitais, como um vetor fundamental para impulsionar as exportações e fortalecer a economia local. "É imperativo garantir uma alocação específica para os transportes marítimos inter-ilhas, como forma de potenciar a nossa economia regional", sublinhou.

Durante a reunião, o candidato destacou ainda a necessidade de continuar a apoiar o desenvolvimento de infraestruturas modernas e eficazes para colmatar as lacunas existentes na Região, bem como de lutar pela salvaguarda ou compensação face à imposição de novos custos e tarifas aos operadores aéreos e marítimos, em função das metas ambientais da União Europeia.

No que diz respeito aos apoios à atividade económica, André Franqueira Rodrigues enfatizou a importância de se executar rápida e eficazmente as verbas destinadas à Região ao abrigo do atual orçamento comunitário, como prova da eficácia na utilização dos montantes recorde colocados à disposição dos Açores e dos seus empresários e como forma de salvaguardar a Política de Coesão para o futuro. “Há ainda a necessidade de promover uma maior justiça fiscal à escala europeia, combatendo a evasão tributária e a concorrência desleal”, acrescentou.

“Queremos ainda incrementar o conhecimento e partilha de informação sobre programas e projetos que, não estando sobre a alçada direta da Região, podem ser úteis para capacitação e a melhoria do nosso tecido empresarial, desde a formação empresarial, aos intercâmbios, à ligação entre inovação e desenvolvimento regional”, áreas em que as Câmaras de Comércio têm também importantes competências, adiantou o candidato pelo PS Açores.

A reunião entre o candidato André Franqueira Rodrigues e a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada reforça o compromisso contínuo do PS Açores com o desenvolvimento económico e social da região, bem como com uma Europa mais inclusiva e sustentável.