O candidato do Partido Socialista dos Açores às eleições europeias, que se realizarão no próximo dia 9 de junho, visitou hoje a OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar, na cidade da Horta. Esta visita teve como objetivo destacar a importância crescente dos projetos e iniciativas açorianas no panorama da investigação e ciência nacionais e europeias.
“A OKEANOS é um exemplo de inserção em consórcios de investigação europeus e do aproveitamento eficaz dos financiamentos comunitários”, afirmou André Franqueira Rodrigues.
Durante a visita, o candidato destacou os desafios que o programa Horizonte Europa apresenta, especialmente para instituições académicas menos centrais no contexto Europeu. "O Horizonte Europa, por ser um programa macro e gerido centralmente pela Comissão Europeia, não poucas vezes favorece as grandes Universidades e Centros de Investigação em vez de abrir mais oportunidades para aquelas que são menos centrais, mas igualmente importantes, como é o caso da Universidade dos Açores", salientou.
O candidato sublinhou, por isso, a necessidade de pugnar, também no Parlamento Europeu, por uma integração mais alargada dos investigadores e da ciência açoriana nos consórcios europeus financiados pelo Horizonte Europa “ao mesmo tempo que defender medidas específicas para financiar a ciência feita pelas e nas RUP", afirmou.
Além disso, Franqueira Rodrigues destacou a importância de fomentar intercâmbios e promover externamente o potencial dos Açores para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas e sustentáveis de modo a “proteger o ambiente e promover a resiliência em contexto de ilhas ou arquipélagos".
O candidato socialista que ocupa o quinto lugar na lista nacional candidata ao parlamento europeu, referiu ainda que há muito potencial para o incremento da participação da Região Autónoma dos Açores em projetos europeus, além do Horizonte Europa, mencionando diversas oportunidades. "Além do Horizonte Europa, existem diversas oportunidades no âmbito do INTERREG MAC, INTERREG Espaço Atlântico, INTERREG Europa e ainda do Programa ERASMUS+" destacou.
Concluindo a sua intervenção, André Franqueira Rodrigues reforçou o compromisso do PS Açores em continuar a apoiar e promover a ciência e a investigação na Região, garantindo uma representação forte e dedicada no Parlamento Europeu. "Com o nosso compromisso e assegurando uma representação forte e dedicada no Parlamento Europeu, queremos garantir que a ciência e a investigação açoriana continuam a crescer, a prosperar e a contribuir para o desenvolvimento da nossa Região" , finalizou.