PS/Açores alerta que atraso na adjudicação dos navios elétricos pode comprometer objetivos do PRR

PS Açores - 5 de outubro

O deputado do PS/Açores, Mário Tomé, manifestou, esta sexta-feira, preocupação quanto ao atraso na adjudicação dos navios elétricos destinados à operação da Atlânticoline nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge, uma vez que este poderá comprometer as metas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Num requerimento entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o parlamentar recordou as declarações da Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, em sede de comissão parlamentar de Economia, onde apontou o mês de agosto de 2024 como data prevista para concretizar a adjudicação dos navios.

“Apesar do concurso público internacional ter sido lançado em abril de 2024 e de o prazo para a adjudicação estar inicialmente previsto para agosto de 2024, conforme transmitiu a Presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline, até ao momento não há qualquer confirmação pública de que esse prazo tenha sido cumprido”, salientou.

Neste contexto, Mário Tomé alertou que a execução do PRR tem um prazo limitado, terminando a 31 de dezembro de 2025. "Qualquer atraso na adjudicação ou na execução dos investimentos poderá colocar em risco o cumprimento desse prazo e, consequentemente, a perda de uma oportunidade para concretizar esses investimentos", afirmou.

De acordo com o socialista, "este atraso gera preocupações não apenas quanto à construção dos navios, como também quanto à necessária, e ainda pouco esclarecida, eletrificação dos portos, condição essencial para o funcionamento dos mesmos", destaca o deputado eleito pela ilha do Pico, que sublinha ainda que “a reduzida capacidade energética para carregar os navios elétricos nas ilhas do Triângulo poderá gerar problemas adicionais no transporte marítimo de passageiros”.

O Grupo Parlamentar do PS/Açores questiona ainda se o prazo para a entrega do relatório preliminar pelo júri do concurso, previsto para o dia 24 de junho, foi cumprido e solicita a apresentação do contrato celebrado com a empresa vencedora do concurso, caso a adjudicação já tenha ocorrido. Caso contrário, os deputados subscritores do documento entregue no parlamento dos Açores pedem informações sobre a nova data prevista para a adjudicação.

Por fim, a bancada socialista no parlamento açoriano solicita ao governo regional esclarecimentos sobre o calendário previsto para os investimentos destinados à eletrificação dos portos, visando assegurar as condições necessárias para a operação dos navios elétricos.

 

Pico, 4 de outubro de 2024