O Presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, afirmou: "Os líderes europeus não podem continuar a pedir uma Europa mais próxima dos seus cidadãos enquanto mantêm uma abordagem de cima para baixo. Temos de começar nas nossas comunidades locais e nas nossas regiões."
No momento em que se inicia um novo ciclo político na União Europeia, o presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Alves Cordeiro, proferiu o seu discurso anual sobre o estado das regiões e dos municípios na União Europeia.
A quarta edição do Relatório Anual da UE sobre o Estado das Regiões e dos Municípios, publicado pelo Comité das Regiões Europeu (CR), foi apresentada em 7 de outubro pelo presidente Vasco Alves Cordeiro aos líderes europeus, nacionais e regionais, aos decisores e às partes interessadas na sessão de abertura da 22ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios.
O Presidente Cordeiro afirmou: "Com o início de um novo ciclo político na União Europeia, gostaria de manifestar ao novo Parlamento Europeu, à Comissão Europeia e à liderança do Conselho Europeu a disponibilidade e a vontade do Comité das Regiões Europeu, dos municípios e das regiões de toda a Europa de cooperar, ajudar e unir forças para que a União Europeia siga o caminho da unidade, da diversidade e da solidariedade. Porque o estado da nossa União começa com o estado das nossas comunidades regionais e locais.”
Relativamente aos recentes desenvolvimentos no debate sobre o próximo orçamento de longo prazo da UE, o Presidente Cordeiro acrescentou: “É também hoje a nossa mensagem clara e forte a rejeição inequívoca e sem remorsos de uma ideia recente de ter um único programa a nível nacional no novo quadro financeiro plurianual, o que - a ser verdade - eliminaria a participação das regiões e dos municípios. A partir de hoje, convido as regiões e as cidades da Europa a erguerem-se e a tomarem posição contra uma proposta que - a ser verdadeira - implica que seremos excluídos, postos de lado, contornados. E não esqueçamos que, mais do que as regiões e os municípios, o que está em causa é a Europa que queremos ter no futuro.”
Alguns dos destaques do Relatório Anual da UE sobre o Estado das Regiões e dos Municípios são:
Após o discurso do Presidente Cordeiro, seguiu-se um debate sobre os desafios futuros para manter a coesão da Europa, alargando-a aos países candidatos. Durante o debate, usaram da palavra a Comissária responsável pela Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, o Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Younous Omarjee, a Vice-Presidente da Câmara de Tirana, Jonida Halili, e a Presidente da Câmara da cidade ucraniana de Orzhytsia, Olena Sydorenko. A Presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola e o Presidente da Câmara de Kyiv Vitali Klitschko intervieram através de mensagens vídeo.