Francisco César considera Parlamento dos Jovens uma ferramenta essencial para a formação cívica dos mais novos

PS Açores - 6 de janeiro

O Presidente do PS/Açores congratulou-se, esta segunda-feira, com a realização de iniciativas como o Parlamento dos Jovens que, ao longo dos últimos 30 anos, tem contribuído para a aproximação dos jovens ao sistema democrático português.

Segundo Francisco César, que falava à margem de mais uma sessão com alunos do ensino básico e secundário da Escola Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, a realização desta iniciativa é um dos momentos mais importantes da democracia portuguesa, “pois permite a aproximação dos mais jovens àquilo que é a democracia representativa”.

“Conhecer quem os representa, quem toma decisões por eles e compreender o funcionamento de todo o sistema democrático são passos essenciais para a formação cívica dos jovens”, considerou.

Para o líder socialista, é fundamental que o Parlamento dos Jovens possa ser alargado a mais escolas, permitindo a participação de um maior número de estudantes.

“É fundamental que mais escolas possam participar nesta iniciativa, para que cada vez mais crianças e jovens tenham a oportunidade de interagir, debater e refletir sobre os problemas que são importantes para eles e para o nosso país", afirmou.

Realçando que os desafios dos mais jovens são, também, “os desafios do nosso país e da nossa democracia”, Francisco César reiterou que o Parlamento dos Jovens constitui, “além de uma plataforma de aproximação entre o eleito e o eleitor”, uma oportunidade para que os mais jovens percebam “como funciona a democracia e entendam a importância da liberdade e o funcionamento do sistema político”.