Comissão de Coesão Territorial do Comité das Regiões elege novos dirigentes

PS Açores - Há 19 horas

Na sua primeira reunião deste novo mandato, os membros da Comissão da Política de Coesão Territorial e Orçamento da UE (COTER) elegeram Vasco Alves Cordeiro, como Presidente, e Emil Boc, como Primeiro Vice-Presidente, para dirigir os trabalhos das regiões e das cidades.

 

A Comissão COTER desempenha um papel essencial na defesa e promoção da política de coesão no processo legislativo da União Europeia. Além disso, acompanha temas estratégicos, como o Quadro Financeiro Plurianual, o orçamento da UE, a política de transportes, a habitação, o desenvolvimento territorial, a cooperação transfronteiriça, o ordenamento do território e as questões urbanas.

Vasco Alves Cordeiro, antigo Presidente do Comité das Regiões, antigo Presidente do Governo Regional dos Açores e atual deputado na Assembleia Legislativa dos Açores e membro do Comité das Regiões (CR) desde 2004, conclui agora um mandato de dois anos e meio como Presidente do CR. Durante este período, a defesa e o compromisso com uma política de coesão forte, sustentável e adaptada aos desafios atuais foram uma das suas principais prioridades.

Emil Boc, ex-primeiro-ministro da Roménia, é atualmente presidente da Câmara Municipal de Cluj-Napoca e foi presidente da Comissão COTER de setembro de 2022 até ao presente.

O novo presidente e o primeiro vice-presidente da COTER foram corelatores dos dois primeiros pareceres emitidos pelo CR sobre o futuro da política de coesão.

Para este novo mandato, a Comissão COTER continuará a defender um orçamento da UE simultaneamente flexível, para responder a novas prioridades e emergências, e estável a longo prazo, para garantir investimentos locais e regionais alinhados com as prioridades da União e o princípio de “não prejudicar a coesão”. Reforçará a necessidade de manter e fortalecer a política de coesão após 2027, assegurando uma transição justa e um desenvolvimento equilibrado. Na mobilidade, apoiará a conclusão da Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T) e acompanhará a transição verde da indústria automóvel, garantindo que nenhum território fique para trás

Vasco Alves Cordeio: "Com este novo mandato, a Comissão COTER enfrenta desafios e oportunidades significativos. A proposta da Comissão Europeia sobre o quadro financeiro plurianual é o primeiro grande dossier que temos de analisar. A política de coesão, em particular, deve continuar a ser um instrumento poderoso e descentralizado que investe nas necessidades locais e regionais, apresentando soluções tangíveis para os cidadãos. Os transportes, a habitação, a cooperação territorial e a transição justa são as outras políticas em destaque que abordaremos na COTER para transformar a vida das pessoas. Só com uma política de coesão sólida, que coloque as regiões e os municípios no centro da aplicação das políticas comunitárias, a UE poderá reforçar o mercado interno e tirar pleno partido dos benefícios da integração europeia.