O PSD/Açores, apesar de tentar disfarçar o indisfarçável com os ataques que tem feito ao PS, não consegue esclarecer o que faria em questões centrais para os Açores, caso fosse governo.
O PSD/Açores acusa o PS de ser uma máquina de boatos!!! Fizemos várias perguntas concretas, com frontalidade, olhos nos olhos, de forma honesta e clara.
Depois de várias perguntas directas, quer no Parlamento quer noutros fóruns, continuamos sem resposta.
Perguntámos ao PSD/Açores de que forma se posiciona perante a proposta de revisão constitucional do PSD nacional que quer facilitar os despedimentos e acabar com a Educação pública e com o Serviço Nacional de Saúde tendencialmente gratuito.
Que resposta tivemos? Nenhuma.
Perguntámos ao PSD/Açores qual a estratégia social-democrata sobre a RTP/Açores, já que o PSD quer privatizar a RTP, e o que pretende dizer quando refere que a RTP/Açores será incluída no canal que se mantiver público. Quer dizer que a RTP terá um canal público e que, a determinada hora do dia, terá uma janela com noticiário dos Açores? Quer dizer que se mantém o centro de produção regional? Num cenário de privatização, que garantias dá o PSD aos actuais trabalhadores da RTP Açores?
Que resposta tivemos? Nenhuma.
Perguntámos ao PSD/Açores que garantias dá sobre a intenção do PSD de privatizar a empresa ANA que tem a gestão de quatro aeroportos e aeródromos dos Açores. Vai privatizar a empresa no continente e passar os custos dos aeroportos de Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores para a Região e, consequentemente, para os bolsos dos açorianos, ou vai garantir que esses aeroportos são assumidos pelo Estado?
Que resposta tivemos? Nenhuma.
Perguntámos em que medida o PSD defendeu os Açores quando se sentou à mesa com a troika. Que resposta tivemos? Nenhuma.
Pior, a única referência feita às Regiões Autónomas feita pelo PSD foi para pedir um financiamento extraordinário para a Madeira e nem falou nos Açores.
Ou seja, não perdemos tempo com boatos e com estratégias de má-fé que só querem gerar confusão, nem tampouco assentamos a nossa acção na mais barata demagogia.
Colocamos perguntas concretas, claras e objectivas.
Lamentavelmente, continuamos sem resposta e não tenho dúvidas que assim continuaremos até dia 5 de Junho.
Com o PS todos sabem o que temos. Um partido verdadeiramente amigo dos Açores que nunca virou as costas aos açorianos.
Do PSD temos um silêncio comprometido, de quem não se consegue impor perante o PSD nacional e que não consegue esclarecer nada.
Das duas uma, ou a verdade é muito inconveniente ou, pura e simplesmente, o PSD nacional não contou ao PSD Açores o que pretende fazer em matérias importantes para a nossa Região.