Opinião

Um País a acelerar e um Rio com água turva

I – Crescimento do PIB
Os dados do Eurostat publicados nos últimos dias revelam que Portugal é o terceiro país que mais cresceu ao nível europeu no terceiro trimestre de 2021. O crescimento registado na União Europeia foi de 2,1%. O crescimento registado na Zona Euro foi ligeiramente superior (2,2%). Em Portugal registou-se um crescimento de 2,9% face ao trimestre anterior. Este crescimento é, portanto, superior à média da Zona Euro e da UE. Tal demonstra, sem espaço para outras interpretações, que as políticas extraordinárias de proteção económica e de apoio às famílias, implementadas pelo governo do PS, foram fulcrais não só para a proteção do rendimento, mas também para manter, simultaneamente, a confiança das empresas e dos investidores no nosso País.

II – Investimento na Saúde
Até outubro de 2021, segundo dados vindos a público, não obstante a pandemia em curso, foram realizadas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) 590 mil cirurgias, 30 milhões de consultas médicas em cuidados de saúde primários e 10 milhões de consultas hospitalares. Estes números até podem não dizer muito, mas a verdade é que são os valores mais elevados de sempre. Refletem, por isso e de forma inequívoca, o compromisso com um SNS mais bem preparado, mais robusto e com mais respostas para os cidadãos. Tal compromisso só se consegue com profissionais de excelência, infraestruturas condignas e muito investimento. É, por isso, com agrado, que se assinala o facto do Governo da República reforçar novamente o SNS. Desta feita com mais 745 milhões de euros, sendo que 630 milhões de euros se destinam aos hospitais e 115 milhões às Administrações Regionais de Saúde (ARS). Com este reforço, o investimento do Governo no SNS atinge agora 1000 milhões de euros em 2021!

III – Investimento na Educação
A defesa da escola pública é uma das grandes prioridades para os Governos do PS. Investir na escola pública é fundamental para promover a qualificação dos mais jovens e garantir igualdade de oportunidades para todos. Por isso, em 6 anos de governação, o orçamento para a educação cresceu 20%. O investimento em 2021 já superou os 7 mil milhões de euros. E não poderá ficar por aqui…

IV – Aumento dos rendimentos
Desde 2015, o Salário Mínimo Nacional aumentou 40%. Para 2022, o salário mínimo foi fixado pelo Governo em 705 euros. Estabelecer uma cada vez mais justa política de rendimentos é uma prioridade do governo e do Partido Socialista. Aumentar o rendimento de quem menos tem é fundamental e, até, uma obrigação moral!

V – E o que diz o PSD?
Nada quanto ao acima referido e quando toda a demais oposição se apressou a enaltecer o trabalho feito pela Polícia Judiciária na localização do fugitivo Rendeiro, Rio correu para o Twitter e escreveu: “O diretor da PJ deu uma conferência de imprensa de manhã. Depois esteve na RTP às 13h, na CMTV às 17h, na CNN às 19h e, exibindo o seu dom da ubiquidade, conseguiu estar às 20h, ao mesmo tempo, na SIC e na TVI. Pelos vistos, o azar de João Rendeiro foi haver eleições em janeiro.” Foi Rio que escreveu, mas podia ter sido Ventura. Vergonhoso!