O 25 de abril de 1974 é, inquestionavelmente, uma data marcante para todos nós, nascidos antes ou após a Revolução dos Cravos. É, sem dúvida, o momento em que renasce a Esperança para o povo português. Neste dia, o país viu-se livre de quase cinco décadas de uma ditadura opressiva, iniciando assim um novo capítulo de liberdade, democracia e progresso.
A Revolução dos Cravos não só libertou o povo português das restrições políticas e sociais impostas pela ditadura do Estado Novo, mas também abriu caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. As conquistas deste momento histórico incluem a consolidação da democracia em Portugal, o respeito pelos direitos humanos, a liberdade de imprensa e expressão, bem como o estabelecimento de um estado de direito sólido, muito almejado pelo povo.
Além disso, o 25 de abril é um símbolo de resistência e coragem, mostrando que a vontade popular pode superar regimes autoritários. A celebração desta data serve como um lembrete do poder do povo em promover mudanças significativas e construir um futuro melhor para as gerações vindouras. Por isso, faz todo o sentido continuarmos a celebrar o 25 de abril! Faz todo o sentido alertarmos a juventude, para os perigos das ideologias fascistas e antidemocráticas que se alastram um pouco por todo o nosso mundo moderno, infelizmente também dentro das nossas fronteiras…
Em suma, o 25 de abril de 1974 representa um marco na história de Portugal, assinalando o início de uma era de liberdade, democracia e esperança. É uma data que deve ser celebrada e lembrada, não apenas como um evento do passado, mas como um lembrete constante dos valores que devemos preservar e defender em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.
O Partido Socialista desempenhou um papel fundamental em todo este processo transformador, ocorrido em Portugal. O partido, liderado por Mário Soares na época, apoiou ativamente a transição para a democracia após a queda do regime autoritário do Estado Novo e foi um dos principais atores políticos que trabalharam para garantir a estabilidade e o desenvolvimento democrático do país após a revolução. A sua participação e a sua liderança contribuíram para a consolidação dos ideais democráticos em Portugal.
É por tudo isto que celebramos e celebraremos sempre a Revolução dos Cravos. Neste sentido, o PS Faial promove, no serão do dia 24 de abril no Bar Oceanic, um momento especial de diálogo entre gerações, convívio cultural e musical, vincando a importância da data e tentando que os mais jovens compreendam a ‘mensagem’ de abril. Não se pretende assinalar a data com um evento político, pelo contrário, será um momento de reflexão e aberto a toda a população onde se evocarão, apenas, os ideais de “Abril de 1974”.
Viva o 25 de Abril!