Opinião

Descolonização – uma história mais digna

Houve um tempo em que os mapas de Portugal se estendiam para além dos Açores e da Madeira. Era um período em que Portugal dominava vastos territórios em África, na Ásia e na América do Sul. Mas, o que era a colonização?

 

De forma muito resumida, a colonização era um sistema que permitia que alguns países europeus explorassem e governassem terras longínquas, explorando os seus recursos naturais e muitas vezes subjugando os povos locais. Para Portugal, isso poderia significar riqueza e poder, mas também significava injustiça e opressão.

 

Também foi isso que acabou em 1974. A Revolução dos Cravos não só derrubou a ditadura no nosso País, mas também marcou o início do fim da colonização. Para Portugal, significou abrir mão do controle sobre as colónias e reconhecer o direito à autodeterminação daqueles povos e para as colónias, significou finalmente conquistar a liberdade e o direito de construírem os seus próprios destinos.

 

A descolonização, por outro lado, não foi fácil. Houve conflitos e desafios, mas também foi um momento de esperança e renovação, não tenho dúvidas. Aprendendo com o passado e olhando para um futuro de respeito e cooperação, Portugal e as colónias, iniciaram aí uma nova história. Bem mais digna para todos.

 

Hoje, olhando para trás e reconhecendo que a descolonização foi um marco decisivo na história de Portugal, ela também foi um passo gigantesco por um mundo mais justo.

 

É importante lembrar e aprender com essa história até 1974, mas mais importante ainda é reconhecer as conquistas conjuntas daí para a frente.

 

(Crónica escrita para Rádio)