Opinião

Alguns desafios

Este arquipélago vulcânico no meio do Atlântico, enfrenta desafios significativos que impactam a sua sustentabilidade e qualidade de vida.

Embora a beleza natural das nossas ilhas atraia turistas de todo o mundo, a preservação desse património ambiental deve ser uma batalha constante. O crescimento do turismo, se não for gerido de forma sustentável, ameaça ecossistemas frágeis e recursos naturais. A necessidade de equilibrar o desenvolvimento económico com a conservação ambiental é um desafio complexo, mas não é impossível.

Além das questões ambientais, a insularidade das nossas ilhas impõe dificuldades logísticas. A grande dependência de transportes marítimos e aéreos encarece os bens de consumo e pode dificultar a nossa ligação ao mundo.

A agricultura e a pesca, atividades tradicionais e vitais, enfrentam pressões tanto do mercado global quanto das alterações climáticas, que alteram não só a produtividade, mas também a remuneração dos profissionais dessas áreas.

Por outro lado, a população dos Açores um pouco envelhecida, vê muitos jovens optarem pela emigração procurando melhores oportunidades, resultando numa escassez de mão-de-obra e num declínio populacional que afeta não só a nossa economia, mas também a vitalidade das nossas comunidades. Reverter esta tendência é crucial, investindo em educação, inovação, infraestruturas e em condições de atração para reter não só os melhores, mas todos.

Depois de mais uma celebração do Dia da Região Autónoma dos Açores, esses são alguns desafios que exigem uma abordagem integrada que promovam a sustentabilidade ambiental, a resiliência da nossa economia e a coesão do nosso povo.

 

(Crónica escrita para Rádio)