Esta manhã, durante uma conferência de imprensa realizada na sede do PS, o candidato socialista à Câmara Municipal de Ponta Delgada, José San-Bento apresentou o plano de mobilidade para o concelho de Ponta Delgada.
O plano de mobilidade contempla duas vertentes específicas: trânsito e pedonal.
Ao nível da vertente de trânsito o plano prevê:
1. Construção de uma Gare intermodal externa e interna da Cidade, que faça a articulação dos veículos de transporte entre as freguesias e a Cidade e os veículos de transporte do perímetro urbano. Permitirá aliviar o centro da cidade do peso dos transportes de passageiros e articulará Táxis, MiniBuses e Transportes terrestres.
2. Informatização de toda a rede de transportes do concelho, através de uma rede tecnológica, que permitirá a cobertura por painéis informativos em todas as paragens;
2. Requalificão de artérias degradadas da rede viária do Municipal;
3. Criação de faixas de Bus nos três eixos principais de entrada na cidade: norte, oeste e este;
4. Melhoria da rede de Mini-Buses através da melhor articulação proporcionada pela Gare Intermodal.
5. Criar mais e melhores condições para o estacionamento de motociclistas.
Na ocasião o candidato socialista referiu que: “ não expandiremos a rede de parquímetros a áreas eminentemente residenciais, como tem sido feito pela Câmara Municipal. Criaremos condições para a implementação de pequenos parques no centro histórico”, considerou o candidato socialista, concluindo que “implementarmos ainda uma solução tecnológica para os parquímetros de ponta delgada que será mais justa para o utilizador e proporcionará melhor cobrança pela autarquia.”
Ao nível da vertente pedonal, o plano prevê:
1. Alargamento do “grande centro” da cidade para as localidades de Santa Clara, Calheta Pêro de Teive, lado norte da Universidade dos Açores e Escola Domingos Rebelo, procedendo assim a uma reabilitação dos passeios em toda a zona urbana tendo em conta novos pólos de centralidade turística
2. Criação de uma nova rede de sinalização turística vertical;
3. Criação de roteiros temáticos de promoção do património cultural;
4. Criação de plano de circulação pedonal delimitado pela 1ªcircular à cidade, através da recuperação e alargamento de passeios;
5. Rede de passadeiras pedonais nas zonas de escolas e hotéis