O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, preside, sexta-feira, à inauguração da sede do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, um equipamento construído com apoios dos Fundos EFTA, no quadro do projecto “Velhos Guetos, Novas Centralidades”.
A implantação do novo edifício, inicialmente planeado para sede do projecto, representou um investimento global de 160 mil euros – 111 mil aplicados em obras e 49 mil em equipamentos.
Com a sua entrega ao Clube Desportivo de Rabo de Peixe, pretende-se apoiar a promoção da actividade desportiva, em particular do futebol, que congrega cerca de 200 crianças desta vila envolvidas em escolinhas de formação.
A entrada em funcionamento do novo equipamento visa, também, contribuir para a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens e para a promoção do sucesso educativo, em termos escolares, através, designadamente, da ajuda nos trabalhos de casa e acesso a computador e meios documentais de apoio.
Na sede do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, composta por três pisos, funcionará, igualmente, um espaço vocacionado para a prática clínica, na área da medicina desportiva.
Localizada na costa Norte de S. Miguel, Rabo de Peixe tem uma população de 7.407 habitantes, 2.800 deles com menos de 18 anos.
Carlos César vai estar acompanhado na inauguração do novo equipamentos – às 18 horas de sexta-feira – pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Machado Ferrão, por responsáveis do projecto “Velhos Guetos, Novas Centralidades”, por autarcas locais e pelos dirigentes do clube.
Fundado em Julho de 1985, o Desportivo de Rabo de Peixe disputou a Série Açores da III Divisão Nacional de Futebol, na época 2005/06.
GaCS/AP