Realizou-se ontem, em Ponta Delgada, a primeira reunião entre o Secretariado de S. Miguel do PS/Açores e os deputados eleitos pelo partido na maior ilha do arquipélago.
A reunião, a primeira realizada depois da recente eleição do secretariado, teve por objectivo apresentar e analisar o programa de trabalho dos socialistas micaelenses para os próximos dois anos, conferindo uma maior articulação, bem como o reforço da coordenação, entre a estrutura partidária e os eleitos pelo PS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Durante o encontro foi salientado o facto dos parlamentares socialistas assumirem “um papel essencial” no cumprimento de os compromissos do PS para a ilha de S. Miguel, existindo “total disponibilidade” para proceder ao reforço da presença do partido na resposta aos anseios da população.
Da análise à situação política regional, os socialistas micaelenses congratularam-se com a recente decisão do Tribunal Constitucional de considerar constitucional a Lei das Finanças Regionais, considerando que a mesma constitui “uma importante vitória” para a Região, demonstrando, mais uma vez, “o verdadeiro espírito reformista do PS, sempre norteado pela defesa dos valores da Autonomia”.
Por fim, os socialistas micaelenses, demonstraram, ainda, “ampla satisfação” pelas verbas que se destinam à região no Quadro de Referência Estratégico Regional (QRESA), considerando que o mesmo demonstra a vitalidade do executivo na liderança do processo, e que ficam criadas as condições financeiras, para que, no âmbito de um novo ciclo de novas políticas para os Açores, seja garantido o “total cumprimento do programa de governo sufragado por uma ampla maioria dos açorianos em 2004”.