O presidente do Governo Regional dos Açores reúne, hoje, em Montevideu, com o ministro uruguaio das Relações Exteriores, no termo de uma visita de cinco dias ao Uruguai.
O encontro de Carlos César com Reinaldo Gargano visa abordar as possibilidades de cooperação entre os Açores e aquele país da América do Sul, que acolheu os primeiros emigrantes açorianos em meados do século XVIII.
Na audiência, o chefe do Governo Regional, que é portador de mensagens do primeiro-ministro de Portugal e do presidente da Assembleia da República para o chefe de Estado e para o presidente do Parlamento uruguaio, deverá ainda expressar a empenho português no incremento das relações bilaterais no quadro da cooperação ibero-americana e europeia.
Carlos César, primeiro presidente de um Governo açoriano a deslocar-se oficialmente ao Uruguai, participou, domingo, no almoço de enceramento das V Festas Azoriano-Carolinas, que decorreram em San Carlos, com delegações dos Açores, do município uruguaio de Maldonado e dos estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
No convívio integrado numa festa realizada, anualmente, com vista a evocar as raízes açorianas no Uruguai, Carlos César homenageou algumas personalidades e instituições que apoiaram a organização da sua visita, nomeadamente o conselheiro das Comunidades Portuguesas, Luís Panasco, e dançou o samba com bailarinas que viajaram da cidade brasileira de S. José (estado de Santa Catarina).
O presidente do Governo assistiu, antes, à actuação, no Teatro da Sociedad Unión, em San Carlos, da soprano Sandra Medeiros que, acompanhada ao piano por Francisco Sassetti, interpretou, entre outros, temas da música popular açoriana.
No seu último dia, as V Festas Azoriano-Carolinas incluíram uma celebração religiosa, na Igreja de San Carlos Borromeo, em que actuou o grupo de música da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul.
Carlos César segue ao fim do dia para a Argentina, participando terça-feira, em Buenos Aires, num jantar com a comunidade portuguesa, em que estarão representadas 11 associações lusas deste país.
A sua partida para os Açores, via Madrid e Lisboa, ocorrerá na quarta-feira.
GaCS/AP