Os Vereadores do PS na Câmara de Ponta Delgada, José San-Bento e João Filipe, acusaram hoje, em reunião do executivo camarário, a Presidente da Autarquia de "proferir declarações irresponsáveis e demagógicas quando culpou os Governos da Republica e Regional pelo aumento da insegurança nos Açores".
Os vereadores do PS consideram que "mais uma vez a Presidente de Ponta Delgada sacode água do capote e culpa tudo e todos por um problema em que ela própria tem particular responsabilidade. É ridículo considerar que o que corre bem é mérito da Câmara e tudo o que corre mal é culpa dos outros".
Os socialistas relembram que "os Açores têm a mais baixa taxa de desemprego e uma das melhores redes de reinserção social do País e mesmo a questão da toxicodependência, apesar de preocupante, está muito longe do descalabro anunciado". Os Socialistas relembram que "Em Ponta Delgada não existe um Plano de Prevenção das Toxicodependências nem uma política social que dê respostas aos diferentes grupos sociais de risco por culpa da Presidente de Câmara, que votou várias vezes contra estas propostas apresentadas pelos Vereadores do PS".
Os socialistas relembraram ainda que "a segurança de pessoas e bens não depende apenas do maior ou menor policiamento, mas de vários factores entre os quais alguns de responsabilidade da Câmara como são os casos do controlo de horários e licenças de estabelecimentos de animação, da degradação do espaço público, da falta de iluminação e da desertificação dos centros urbanos, da exclusão social, da degradação habitacional, de realojamentos habitacionais onde predomina a concentração de pobreza e famílias desestruturadas, entre muitos outros factores".
Os Vereadores do PS salientaram também que "as declarações da Presidente da Câmara são irreflectidas e alarmistas e não contribuem em nada para ser parte activa de soluções para os problemas. A CMPD deve desenvolver um maior esforço de concertação com a PSP e com a comunidade para aumentar os níveis de confiança e segurança das populações."
Os vereadores do PS consideraram ainda que "se a drª Berta Cabral considera que o Governo Regional é o grande culpado pela insegurança, então existe uma boa solução no horizonte, apresente-se como candidata a Presidente do Governo em Outubro e mostre o que vale".