"Nos termos do Comunicado da Comissão Nacional de Eleições do passado dia 29 de Julho, relativo à eleição da Assembleia Legislativa dos Açores, aquele órgão regulador determina como orientação que os debates eleitorais " se realizem com a participação de representantes de todas as candidaturas." O não cumprimento dos princÃpios acima mencionados afecta, aliás, em termos sancionatórios, conforme a lei eleitoral recentemente aprovada, o órgão de comunicação social que, bem como os seus responsáveis, não respeite o tratamento referido.
O Presidente do PS/Açores tem, evidentemente, todo o gosto e interesse em participar em debates, mas deve mostrar respeito por todos, pelo que está disponÃvel para o fazer com todos os lÃderes - e não apenas com um - dos partidos que concorram a todos os cÃrculos eleitorais, a dois ou em conjunto, sobre polÃtica geral ou aspectos sectoriais, acatando, porém, a orientação da Comissão Nacional de Eleições.
É esse o espÃrito que deriva do aprofundamento democrático resultante da aprovação recente da lei eleitoral proposta pelo PS. Foi isso que o PS transmitiu oportunamente aos órgãos de comunicação social que nos contactaram."
Declaração de Vasco Cordeiro sobre a realização de debates eleitorais nos órgãos de comunicação social