Quem o afirmou foi Berto Messias, membro do secretariado de ilha, do PS Terceira, esta tarde, durante uma conferência de imprensa, que aquela estrutura do Partido Socialista organizou para fazer um balanço sobre o papel do emprego e da formação profissional no desenvolvimento dos Açores. " Apostar na qualificação e na formação profissional é, para nós, fulcral num projecto político consequente que contribua, de facto, para o progresso da Ilha Terceira e da Região" disse Berto Messias, acrescentando que: "Jamais nos poderemos esquecer que são os índices de qualificação de uma população que diferenciam as sociedades modernas e desenvolvidas.". Berto Messias lembrou algumas das políticas do governo dos açores como, por exemplo, o sistema educativo, que está consolidado; a rede de escolas profissionais ou os programas de formação. A esse respeito, Berto Messias referiu que o PS defende que a qualificação das pessoas deve assentar em dois pressupostos fundamentais: um que diz respeito à cultura de conhecimento e inovação e outro que tem a ver como uma cultura de empreendimento e de iniciativa, passando por estratégias de coesão social e territorial, combatendo a iliteracia. Com isto, disse: " aprofundamos a qualificação e a diversificação das políticas de empregabilidade; valorizamos as condições de produção de conhecimento e, não menos importante, intervimos socialmente com vista à empregabilidade", referindo-se a uma série de instrumentos criados pelo Partido Socialista, no Governo dos Açores, como os programas para formar públicos fragilizados; o mercado social de emprego, entre outros.
Queremos uma nova ambição para os Açores, implementaremos algumas medidas que contribuam para garantir uma normal integração de todas as pessoas; criando novas oportunidades para todos. Porque, segundo referiu Berto Messias:
"A vida de uma Região é a vida dos que lá vivem. Desta forma, apostando na formação e qualificação das nossas pessoas é que poderemos garantir um futuro sustentado da Ilha Terceira e dos Açores", concluiu.
Ler Comunicado na íntegra