O Grupo Parlamentar do PS/Açores vai fazer entrar, nos próximos dias, um projecto de decreto legislativo regional para elevar a vila da Lagoa, na ilha de São Miguel, à categoria de cidade, anunciou hoje a vice-presidente da bancada socialista, Catarina Furtado.
A deputada do PS/Açores falava durante uma visita que os deputados eleitos pela ilha de São Miguel efectuaram hoje à Lagoa, onde tiveram oportunidade de se reunir com os órgãos municipais e visitar todas as freguesias do concelho.
“O Grupo Parlamentar do Partido Socialista dará entrada, nos próximos dias, com um decreto legislativo regional que propõe a elevação da vila da Lagoa a cidade”, afirmou Catarina Furtado aos jornalistas.
Segundo a vice-presidente da bancada do PS/Açores, a abordagem e análise da proposta para elevação da Lagoa, assim como do diploma para Vila Franca do Campo, “será feita em simultâneo” e com base nos mesmos critérios, dados e na auscultação às populações que o partido está a desenvolver.
“As estruturas locais do Partido Socialista, quer na Lagoa quer na Vila Franca do Campo, também estão a promover algumas acções junto da população e, de tudo isso, resultará o nosso sentido e a nossa orientação em relação às duas situações”, explicou.
No encontro com os autarcas da Lagoa, os deputados do PS/Açores analisaram, ainda, as propostas de Plano e Orçamento do Governo Regional para 2009, no sentido de apurar quais as “questões mais prementes e prioritárias” para o concelho.
Os responsáveis autárquicos locais defenderam alguns investimentos, sobretudo, ao nível social, caso de equipamentos e habitação, explicou Catarina Furtado, para quem o Grupo Parlamentar do PS está disponível para “ver concretizadas” estas pretensões.
Este tipo de contactos dos deputados do PS/Açores, que também se deslocaram recentemente ao concelho da Ribeira Grande, insere-se no acompanhamento das dinâmicas do respectivo círculo eleitoral.