A representação da JS na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores anunciou hoje que vai apresentar uma proposta para alterar o modelo de funcionamento dos Gabinetes do Empreendedor existentes em várias ilhas.
O objectivo desta iniciativa passa por agilizar o funcionamento destas estruturas, tornando-as mais “pró-activas”, adiantou o deputado Francisco César, depois de ter visitado o Gabinete do Empreendedor da ilha de Santa Maria, localizado em Vila do Porto.
Segundo disse, esta proposta resulta mesmo do repto lançado pelo Governo dos Açores e fundamenta-se na perspectiva de que os oito gabinetes do empreendedor não se devem limitar a serem “receptáculos de candidaturas”, mas devem sim ter um papel de procura dos jovens e mesmo de gestão dos projectos.
Num fim-de-semana dedicado à ilha do Grupo Oriental, que serviu para visitar a Associação Juvenil local, anunciou, ainda, que pretende avançar com uma outra proposta para alterar o programa “Empreende Jovem”
Francisco César realçou, ainda, a importante função que estas estruturas podem desempenhar nas “Ilhas da Coesão”, alegando que o empreendedorismo deve constituir uma forma de combater os efeitos no arquipélago da crise nacional e internacional, ao mesmo tempo que permite a criação de emprego, em especial nos jovens.
Durante a visita a Santa Maria, acompanhado do deputado Duarte Moreira eleito por este círculo eleitoral, Francisco César teve, também, oportunidade de visitar o local onde será construída a futura Pousada da Juventude da ilha.
Os parlamentares socialistas receberam do director regional do sector, Bruno Pacheco, a garantia que será lançado este ano o concurso público para a construção da pousada, que vai disponibilizar 52 camas e criar seis postos de trabalho na ilha de Santa Maria.