O deputado do PS/Açores, Manuel Herberto Rosa, destacou hoje a “vasta obra e os volumosos investimentos” desenvolvidos pelo Governo dos Açores nos últimos 12 anos, ao apontar o caso da Protecção Civil, um sector que recebeu cerca de 35,4 milhões de euros de investimentos em várias áreas.
“No que se reporta à Protecção Civil, entre 1997 e 2008, foram investidos cerca de 25 milhões de euros em infra-estruturas básicas, quase dez milhões de euros em equipamentos e um milhão e cem mil euros na formação de bombeiros, o que representa um investimento total próximo dos 35,4 milhões de euros”, afirmou o deputado socialista, no debate das propostas de Plano e Orçamento para 2009.
Já no que diz respeito à rede viária regional, entre 1996 e 2008, foram investidos nos Açores cerca de duzentos e sessenta milhões de euros, o que permitiu a construção e/ou a reabilitação de cerca de mil quilómetros de estradas regionais, sublinhou Manuel Herberto Rosa, perante os deputados açorianos.
“Temos sem dúvida hoje, nos Açores, estradas boas e seguras. E poderiam ser ainda melhores e mais seguras se em algumas ilhas, como é exemplo gritante a ilha do Pico, não se verificassem estragos constantes provocados por entidades públicas que, impunemente, esburacam a seu bel-prazer os pisos das estradas, provocando a sua acelerada degradação”, disse o parlamentar socialista.
Segundo disse, quanto à Construção Civil e Obras Públicas, o Programa do Governo aponta como objectivos para esta legislatura aumentar a qualidade, a competitividade e a produtividade global do sector e reduzir os índices de sinistralidade na actividade da construção civil.