O Grupo Parlamentar do PS/Açores afirmou, hoje, que o Governo dos Açores “agiu bem” ao rescindir o contrato com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, uma decisão que permitiu salvaguardar o interesse da Região neste processo.
“O Governo dos Açores agiu no interesse da região”, salientou o deputado socialista Francisco César, que falava num debate sobre o transporte marítimo de passageiros, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Segundo o parlamentar do PS/Açores, a decisão do Governo foi a correcta, uma vez que o navio mandado construir pela empresa Atlânticoline não cumpria a velocidade contratada com os ENVC.
“Mesmo neste caso, o Governo foi precavido, pois tinha, em caso de rescisão do contrato, várias garantias bancárias que podiam ser executadas no valor de todos os pagamentos feito no âmbito do navio “Atlântida””, salientou Francisco César.
Perante os deputados, o deputado da bancada do PS/Açores realçou que o “Governo dos Açores não é irresponsável” e, por isso, agiu no momento certo, depois de estar na posse de todos os dados necessários a avaliar este processo.
“O mar não é um obstáculo que fatalmente condiciona o desenvolvimento das nossas ilhas. Esta era a visão do passado do PSD”, referiu Francisco César, para quem o Governo socialista encara o transporte marítimo de passageiros como um “desafio e uma oportunidade para o desenvolvimento” dos Açores.
Clique aqui para ouvir...