O Grupo Parlamentar do PS/Açores apresentou hoje, no plenário que está a decorrer na Horta, um projecto de resolução, que prevê a criação de um Passe Social para facilitar o acesso dos açorianos ao transporte colectivo de passageiros no Arquipélago, através de um tarifário mais acessível.
A criação deste Passe Social constitui um contributo para melhorar o “trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores” nesta área, através da introdução de medidas que visem a eficiência e a equidade, explicou o deputado Alexandre Pascoal.
Na apresentação do projecto de resolução, o parlamentar socialista explicou que esta medida, que já tem verba prevista pelo Governo dos Açores, vai contribuir para um tarifário mais justo e condizente com a realidade regional, além de apresentar vantagens ambientais.
Além disso, será possível fomentar uma coordenação intermodal entre os diferentes concessionários/operadores, introduzir o sistema de zonas, à semelhança do que acontece noutros locais do país, melhorar os pontos de venda através da venda automática e Multibanco, assim como promover a automatização e o sistema de informação ao utilizador, realçou Alexandre Pascoal.
De acordo com o deputado da bancada do PS/Açores, a utilização alargada dos transportes públicos nos Açores passa por um trabalho colectivo que envolva Governo e autarquias, cujo exercício de planeamento urbano e rodoviário prime pela qualificação dos centros urbanos, mas que não dê primazia ao uso exclusivo do automóvel em detrimento do autocarro.
“Esta medida assume para o Partido Socialista um carácter inadiável, ambiciona um amplo consenso e reflecte um cariz de profunda justiça social, quer pelo contributo efectivo que introduz em termos de coesão social, quer pelo de ordem territorial”, concluiu Alexandre Pascoal.
Ouvir intervenção do deputado Alexandre Pascoal
Ler intervenção