O director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, Prof. Dr. Ricardo Serrão Santos, é o Mandatário Regional do Candidato do PS/Açores às Eleições para o Parlamento Europeu, Luís Paulo Alves.
Doutor em Biologia e Ecologia Animal, tem-se dedicado ao estudo da biodiversidade marinha e dos ecossistemas oceânicos e integra e coordena numerosos projectos de investigação nacionais e internacionais, entre os quais se destaca a participação nos comités coordenadores da Rede de Excelência da União Europeia em Biodiversidade e Funcionamento de Ecossistemas.
Pró-reitor da Universidade dos Açores e Presidente do IMAR – Instituto do Mar, Ricardo Serrão Santos é ou foi, ainda, delegado nacional para o Comité de Infra-estruturas de Investigação da Comissão Europeia, membro do Fórum Estratégico Europeu para as Infra-estruturas de Investigação (Bruxelas) e coordenador do Grupo de Trabalho de Monitorização e Observatórios do InterRidge.
O Mandatário Regional do PS às eleições de 07 de Junho tem, também, no seu currículo a coordenação da investigação e das propostas de gestão para a rede Natura 2000 nos Açores e para os campos hidrotermais do mar profundo Lucky Strike, Menez Gwen, Rainbow e do monte submarino Sedlo, os quais foram propostos por Portugal para integrarem a Rede de Áreas Marinhas Protegidas da OSPAR.
Em 2002, a WWF distinguiu Ricardo Serrão Santos com o galardão internacional “Gift to the Earth” e, em 2007, foi nomeado “Embaixador Marítimo” pela Comissão Europeia.
Em 2005, foi convidado pelo realizador James Cameron para se associar à equipa que filmou os ecossistemas hidrotermais de profundidade para o filme/documentário “Aliens of the Deep”.
É, ainda, detentor de outras distinções e prémios nacionais e internacionais ao nível ambiental e da investigação marinha.