O candidato do PS/Açores ao Parlamento Europeu, em visita às instalações da Central Geotérmica do Pico Vermelho, defendeu esta manhã, na Ribeira Grande, que os Açores podem ser “o estandarte no Mundo de um novo modelo energético” que permite a nossa autonomia energética, utilizando os nossos próprios recursos de uma forma ambientalmente limpa e sustentável.
Defendeu a importância que os Açores constituem como um Laboratório real, que está a centrar as atenções, quer do Departamento de Energia dos Estados Unidos, quer da Direcção de Investigação da União Europeia.
Propôs que sendo a energia um tema central na Europa, o VII Programa Quadro para a Investigação e desenvolvimento deve atribuir prioridade ao apoio aos projectos no âmbito das energias limpas.
Luís Paulo Alves, afirmou que é fundamental que a União Europeia “ apoie e estimule a investigação e o desenvolvimento” de forma a aproveitar todas as potencialidades que a Região tem ao nível energético. Afirmou que podemos passar de uma região importadora de tecnologia energética, para uma região fornecedora de soluções energéticas, produtora de energia barata. Concluiu que isso representa mais emprego qualificado, mais produção de riqueza e melhor ambiente.