O Grupo Parlamentar do PS/Açores na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores defendeu, hoje, que a Educação Intercultural deve estar integrada no futuro Currículo Regional, que será criado pela Secretaria Regional do sector.
A posição foi manifestada pelos deputados socialistas num encontro que mantiveram, ontem, na delegação de Ponta Delgada do Parlamento, com a Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA).
Segundo a vice-presidente da bancada socialista, Catarina Furtado, a Educação Intercultural, tendo em conta a presença já significativa de imigrantes nos Açores, implica uma abordagem transversal, que pode ser assegurada no Currículo Regional, que será implementado no ano lectivo de 2010/2011.
Corroborando a posição da AIPA, Catarina Furtado salientou que esta inclusão transversal se justifica no âmbito de uma perspectiva pró-activa de uma educação para a cidadania, que permita, também, a toda a comunidade educativa acolher as experiências positivas dos estrangeiros que escolhem as ilhas para viver e trabalhar.
A deputada do PS/Açores indicou, ainda, que esta posição do Grupo Parlamentar socialista permite ir mais além do que, apenas, um projecto de resolução a recomendar ao Governo dos Açores a inclusão da temática da Educação Intercultural.
De acordo com dados da própria AIPA, que elogiou as políticas de acolhimento aos imigrantes desenvolvidas pelo Governo Regional, cerca de cinco mil estrangeiros de 44 nacionalidades escolheram, nos últimos anos, os Açores para trabalharem.