O cabeça-de-lista do PS/Açores às eleições legislativas lembrou hoje que Manuela Ferreira Leite, enquanto ministra das Finanças, suspendeu uma transferência de 20 milhões de euros para a reconstrução do Faial e do Pico, uma atitude que os “açorianos não podem esquecer”.
Na sequência das eleições ganhas por Durão Barroso, “Manuela Ferreira Leite, como ministra das Finanças, um dos seus primeiros actos foi, precisamente, cancelar a transferência dos 20 milhões de euros para o Faial e para o Pico”, recordou Ricardo Rodrigues.
O candidato socialista falava na apresentação, na ilha do Faial, do desportista Marco Garcia como Mandatário para a Juventude, numa cerimónia que contou, ainda, com a presença do líder da JS/Açores, Berto Messias.
Tendo a Marina da Horta como cenário, Ricardo Rodrigues salientou que, nas eleições legislativas de 27 de Setembro, está em causa escolher entre José Sócrates ou Manuela Ferreira Leite para primeiro-ministro de Portugal.
Depois de agradecer o apoio de Marco Garcia, o cabeça-de-lista do PS/Açores assegurou que “votar no PS é votar, também, numa melhor vida para os açorianos”.
Na ilha do Faial, Ricardo Rodrigues salientou o “momento difícil do sismo de 1998, que destruiu milhares de habitações”.
“Tivemos, nesta altura, a solidariedade nacional do Governo de António Guterres para fazer face a um momento muito difícil e complicado das nossas vidas de ilhéus”, recordou Ricardo Rodrigues, ao destacar os compromissos políticos assumidos e decisões tomadas, na altura, pelo Governo da República, que transferiu para os Açores muitos milhões de euros, tendo em conta a urgente necessidade de reabilitar um número imenso de habitações nas ilhas do Faial e do Pico.
Adiantou, ainda, que um dos últimos actos de António Guterres foi a aprovação, em Conselho de Ministros, de um despacho que transferia para o Governo Regional cerca de 20 milhões de euros para a reconstrução do sismo.
Mas, na sequência das eleições ganhas por Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite, como ministra das Finanças, decidiu cancelar a transferência dos 20 milhões de euros para o Faial e para o Pico”, lembrou Ricardo Rodrigues, para quem “isso os açorianos não devem nem podem esquecer”.
Segundo disse, além desta medida, Manuela Ferreira Leite impediu o Governo Regional de, em simultâneo, contrair um empréstimo para continuar a obra de reconstrução do Faial e do Pico.
“Essa decisão – lembro-me – originou um Conselho do Governo extraordinário, porque a decisão era de adiar a reconstrução”, disse Ricardo Rodrigues, ao salientar que o Governo Regional esteve sempre ao lado dos sinistrados.
“Isso são factos que ninguém pode desmentir, mesmo dizendo que a história está mal contada”, assegurou Ricardo Rodrigues.
O Mandatário para a Juventude, apresentado pela candidata Luísa Santos, tem 31 anos, é empresário de profissão e tem vários títulos regionais e nacionais de motociclismo.
Natural da ilha do Faial, o piloto tem-se destacado no contexto nacional e regional nas categorias de motocrosse, supercrosse e enduro, sendo detentor de 7 troféus regionais, 12 títulos de campeão regional, um troféu nacional, um título de campeão nacional e, em representação da selecção nacional, foi o vencedor do Troféu Mediterrâneo.