A candidata do PS/Açores Luísa Santos, acompanhada pelo Secretário Coordenador do PS Faial, o candidato à CMH e o coordenador de campanha, realizou hoje, pelas 11:00 horas, uma visita às instalações da Lotaçor, na Horta.
Luísa Santos aproveitou a visita para colocar várias questões ao responsável da Lotaçor que acompanhou a comitiva, nomeadamente o volume de pescado capturado nos últimos anos. Dos dados apurados constatou que só no Faial transaccionaram-se cerca de 5 milhões de euros em pescado e que no corrente ano este valor deverá manter-se.
A candidata referiu-se à importância que este sector tem para a Economia Açoriana e que todas as medidas referentes à fiscalização dos nossos mares deverão ser preservadas ou mesmo intensificadas. Por outro lado, frizou a importância da qualidade do pescado, quer na captura, quer na manipulação para posterior venda. Este aspecto é fundamental para que o pescado açoriano continue a ser uma referência de qualidade nos mercados nacionais e internacionais.
Foi, igualmente, explicada a importância da diversificação das capturas, tentando assegurar a sustentabilidade do sector e assegurando novos mercados comerciais.
Como curiosidade, foi referido pelo Secretário Coordenador do PS, Helder Silva, que os Açores são dos últimos locais do planeta onde o goraz existe em quantidades que permita a sua comercialização. Tal facto, demonstra a importância que esta espécie tem nas capturas e a valorização que atinge nos mercados internacionais, como é exemplo Espanha.
A visita terminou com a candidata a assumir o compromisso de que o sector das pescas será uma das suas prioridades na Assembleia da República.