Os candidatos à Assembleia da República pelo PS, Luiz Fagundes Duarte e Álvaro Silvano, visitaram ontem e hoje diversas instituições na ilha de São Jorge, com o objectivo de se inteirarem dos respectivos êxitos e problemas e de delinearem modos adequados de intervenção no Parlamento nacional.
Da visita a instituições de solidariedade social, como a Santa Casa da Misericórdia das Velas, o Instituto de Santa Catarina, na Urzelina, a Associação de Bombeiros Voluntários da Calheta e a Casa de Providência de São José, também na Calheta, puderam verificar a maneira muito positiva como todas elas funcionam, designadamente na oferta de creches, de apoio a crianças e jovens em risco, e de serviços de apoio à saúde, com o apoio directo e efectivo do governo regional presidido por Carlos César e no quadro das políticas sociais do governo de José Sócrates. A boa articulação entre os dois governos, ambos com políticas fortes na área social, tem permitido a existência de instituições de grande qualidade que, com excepção do Instituto de Santa Catarina, se encontram bem instaladas e equipadas. O apoio dos governos socialistas à infância foi verificado pelos candidatos.
Os candidatos visitaram também a fábrica de queijo da União de Cooperativas Agrícolas de São Jorge, na Beira-Velas, e a Fábrica de Indústria Conserveira de Santa Catarina, na Calheta, duas instituições industriais com têm sido contempladas pelo governo do PS, tendo em conta a necessidade de preservar a importância de ambas para a economia da ilha, e garantir os respectivos postos de trabalho. Foi salientada pelos candidatos a preocupação dos governos do PS de assegurar a melhoria das condições de via de trabalhadores que, na sua maioria, auferem o salário mínimo nacional ou pouco mais.
Foi também feita uma visita de cortesia ao Museu Francisco de Lacerda/Museu de São Jorge, na Calheta, actualmente um dos museus mais visitados na Região.