Cerca de 600 pessoas participaram no Jantar – Comício do PS, em São Jorge, que decorreu na Casa do Povo de Beira, para apresentação das listas de candidatos socialistas do concelho das Velas. No jantar que contou com a presença de José Contente, em representação do Presidente do PS/Açores foram apresentados os seis candidatos às seis Assembleias de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal. Na ocasião, José Contente aproveitou a oportunidade para lembrar aos presentes a boa acção dos autarcas socialistas dos Açores, a favor das populações, salientando que “ essa boa acção de cooperação com o Governo dos Açores, contrasta com a das autarquias do PSD, que em vez de colaborarem com o Governo para melhorar as condições de vida de todos os açorianos, utilizam as suas autarquias como armas de arremesso contra o Governo”. Para José Contente é muito importante os todos os açorianos de todas as ilhas votarem nestas eleições autárquicas de 11 de Outubro, mas também nas legislativas de 27 de Setembro. “ O povo dos Açores deve reconhecer a postura responsável e atenta para com esta Região do Eng. José Sócrates”, disse, dando como exemplo, a revisão da lei das finanças regionais e recordando, também o passado negativo da Dra. Manuela Ferreira Leite, na sua relação com os açorianos. Exemplificando, a esse propósito, a quebra da solidariedade nacional, aquando do cancelamento das transferências para reconstrução nas ilhas do Pico, Faial e São Jorge, por ocasião do sismo de 1998. “ Nós não nos esquecemos”, disse, acrescentando: “ nem nós, nem os professores se esquecem dela e do tempo em que foi Ministra da Educação”.
O dirigente socialista salientou ainda a obra feita no concelho das Velas e a que está em curso ou em projecto. Lembrou que o PS/Açores e o seu governo realizaram uma aposta total no principal sector de actividade económica de S.Jorge quando promoveram condições para o saneamento financeiro das cooperativas que, em 1996, tinham pagamentos em atraso aos lavradores que ultrapassavam, em regra, 3 anos. Referiu também que foi o Governo do PS presidido por Carlos César que avançou para o aumento da pista do aeroporto de São Jorge num investimento superior a 23 Milhões de euros, para além de outras obras como a empreitada em curso do abastecimento da água á lavoura no Perímetro Agrário da Beira num investimento de 4 Milhões de €, nos parques de retém de gado já executados em várias freguesias. Falou ainda em projectos futuros como o CAO e um Lar Residencial para deficientes numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia, na sede do Clube Naval das Velas, ou na construção de um parque agrocomercial numa parceria com a Agro S.Jorge.
Manuel Silveira, por seu turno, agradeceu o empenho e dedicação de todos quantos compõem as listas do PS para os órgãos autárquicos do concelho, salientando que o “PS apresenta candidaturas a todos os órgãos de todas as freguesias; já o PSD não conseguiu ninguém que assumisse todas as candidaturas. Estão em fim de ciclo autárquico”, disse.