A candidata do PS à Assembleia da República, Luísa Santos, acompanhada por Helder Silva e João Bettencourt, visitou as instalações da Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental (APTO) e reuniu com os seus responsáveis.
Dos vários assuntos abordados na reunião, a candidata congratulou-se com as importantes obras em curso, da responsabilidade daquela instituição, realçando a 1ª fase do reordenamento do porto da Horta que representa um dos maiores investimentos realizados em áreas portuárias na Região.
Luísa Santos teve, igualmente, oportunidade de tomar conhecimento do estudo prévio para uma segunda fase desta importante obra que reabilitará toda a frente marítima da cidade da Horta, correspondendo a um investimento total superior a 60 milhões de euros.
Nesta primeira fase, em curso, a obra contempla um cais acostável com 300 metros para os ferries e alguns navios de cruzeiro, um cais acostável com 90 metros para os barcos que fazem a travessia do canal Faial/Pico/São Jorge, uma gare de passageiros, áreas comercias, bar e parque de estacionamento.
Para além desta obra, a candidata foi informada de outros importantes investimentos em curso e previstos para as ilhas do Pico, São Jorge e Flores. Todas estas iniciativas promovem melhores condições para os transportes marítimos, comerciais e turísticos, destas ilhas e fomentam, assim, um elevado potencial de desenvolvimento.
Luísa Santos salientou que o investimento nas acessibilidades marítimas, terrestres ou aéreas, é essencial para o bem estar das populações e dinamiza as economias locais e, no seu todo, a economia regional.