Durante a campanha socialista na Lagoa, o candidato João Ponte presidência da Câmara Municipal abordou a temática da gestão territorial, alegando que o ordenamento do território é crucial para a definição de um plano de desenvolvimento sustentável.
O projecto do Partido Socialista pretende “garantir o futuro do concelho, tendo em conta o natural crescimento da sua população e as necessidades que daí advêm”, explicou João Ponte.
Um novo Plano Director Municipal deverá fazer face a uma série de dilemas que resultam do exponencial crescimento que o Concelho de Lagoa tem experimentado nos últimos anos.
Os socialistas lagoenses estabelecem que o natural crescimento da comunidade lagoense, bem como a necessidade efectiva de encontrar soluções de habitabilidade que permitam às famílias a manutenção de uma proximidade geográfica que assegure a coesão social, passa de forma evidente pela necessidade de criação de condições para a constituição de novos agregados familiares.
João Ponte aposta, assim, no próximo mandato, na criação de mais zonas urbanizáveis que permitam a construção de mais habitações, permitindo fixar mais pessoas na Lagoa.
O candidato socialista às eleições autárquicas na Lagoa afirma que é “crucial criar mais zonas industriais, onde as empresas se possam fixar, concedendo-lhes apoio por parte da autarquia quer em termos de benefícios fiscais, quer através da consolidação de projectos que mobilizem o tecido empresarial local. Mais indústria e mais comércio gerarão mais emprego, trazendo mais qualidade de vida aos lagoenses. É este o nosso grande objectivo.”