O líder do PS/Açores, Carlos César, manifestou-se, hoje, convicto numa “vitória significativa” nas eleições autárquicas de domingo, alegando a necessidade urgente de mudar o rumo de câmaras municipais do PSD que estão a prejudicar os seus concelhos.
“Eu julgo que nós temos condições para obter uma vitória significativa nestas eleições autárquicas. Vejo em, alguns concelhos, um grande sentido de mudança no sentido do Partido Socialista”, afirmou Carlos César aos jornalistas, durante uma acção de campanha pelas ruas da cidade da Ribeira Grande.
Sempre acompanhado pelo candidato Ricardo Silva e por largas dezenas de apoiantes e militantes, Carlos César percorreu as principais artérias da cidade da costa Norte da ilha de São Miguel, em contacto com dezenas de pessoas e comerciantes locais.
Em declarações aos jornalistas, o Presidente do PS/Açores lembrou que tem percorrido as ilhas açorianas e notado um “extraordinário entusiasmo e adesão às candidaturas” socialistas e que a “acção do PS à frente de algumas câmaras municipais é muito apreciada e, na sua generalidade, reconfirmada”.
“Estou, por isso, muito confiante nos resultados destas eleições”, afirmou Carlos César, para quem uma vitória do PS no próximo domingo passa por “ter o maior número de câmaras municipais com a presidência do PS”.
O líder dos socialistas açorianos disse, ainda, que gostaria que os açorianos voltassem a conferir ao PS uma maioria merecida, depois da grande vitória obtida nas eleições regionais de 2008, em que o PS/Açores venceu em 18 dos 19 concelhos, e da uma vitória nas eleições legislativas para o Governo da República, com vitórias em 13 concelhos e empate num.
“Queremos mudar Câmaras do PSD que estão a prejudicar gravemente o presente e o futuro dos seus concelhos, numa obstrução sistemática à acção do Governo e numa atitude deliberada de falta de colaboração entre os poderes”, afirmou o Presidente do PS/Açores.
Questionado pelos jornalistas, Carlos César manifestou ainda a sua convicção de que o Partido Socialista dará à Presidente do PSD/Açores “a lição de humildade que merece em 2012”.
“Sou Presidente do Governo. Já fiz as minhas eleições e ganhei em 18 dos 19 concelhos dos Açores, entre os quais Ponta Delgada”, recordou Carlos César, ao adiantar que saiu sempre vencedor em eleições em que esteve com Berta Cabral em listas equivalentes.
“Não tenho nenhum ajuste a fazer. Todas as vezes que estivemos em listas com valor equivalente, ganhei eu”, afirmou o Presidente do PS/Açores, para quem o mais importante é, sim, o presente e o futuro das pessoas, o sucesso das autarquias e os benefícios que o Governo Regional pode dar às pessoas com a sua acção e eficiência.
Sobre a Câmara Municipal da Ribeira Grande, liderada pelo socialista Ricardo Silva, Carlos César destacou o número de projectos, a recuperação financeira desenvolvida e a credibilidade perante terceiros, que vai beneficiar muito o concelho, na medida em que torna a autarquia “num pólo agregador e numa entidade de confiança”.
Antes do comício desta noite na Povoação, Carlos César seguiu para a Vila Franca do Campo, para manifestar o seu apoio ao candidato socialista, António Cordeiro, “um militante generoso do PS, conhecedor do seu concelho e que tem uma paixão pelos vila-franquenses”.
Sobre a Povoação, Carlos César considerou ser “urgentíssimo mudar” para o PS, já que a Câmara Municipal da Povoação do PSD “envergonhou os Açores ao pedir a declaração legal de falência”.
“Isso nunca tinha acontecido na nossa região. Por pouco ia acontecendo em 1996, no caso do Governo Regional, quando a drª Berta Cabral era secretária regional das Finanças”, concluiu Carlos César.