Carlos César disse ser bom que Manuel Alegre afirme a sua disponibilidade para a próxima disputa eleitoral, com vista á Presidência da República.
Para o presidente do PS/Açores, “é muito importante que a sua presença possa contribuir para uma alternativa útil, vitoriosa e agregadora no País, numa eleição para um cargo que tem um papel fundamental na regulação da estabilidade política e no incremento da esperança entre os portugueses.”
Afirmando que Manuel Alegre é, a seguir a Mário Soares, a maior referência do Partido Socialista, sublinhou o seu espírito crítico e considerou ser essa uma das suas vantagens nesta disputa eleitoral.
“Ele é um candidato que vai muito para além do Partido Socialista. Poderá, por isso, não satisfazer todos os socialistas, mas certamente, também por isso, satisfará muito mais do que os socialistas.”
A propósito da posição que o Partido Socialista vier a tomar sobre o eventual apoio à candidatura de Manuel Alegre, Carlos César disse acreditar que, independentemente da decisão, isso não impede que os seus militantes, que as pessoas que têm o direito de pensar, dentro e fora do Partido Socialista, tenham a sua opção de voto.
“Eu creio que, no contexto actual, Manuel Alegre representa a opção dos que não se revêem no mandato presidencial de Cavaco Silva”, concluiu.