Carlos César foi eleito para um novo mandato de dois anos como Presidente do PS/Açores com 99,3 por cento dos votos, nas segundas eleições directas da história do partido, que decorreram, este fim-de-semana, nas 45 secções do Partido Socialista espalhadas pelas nove ilhas do arquipélago, registando-se apenas cinco votos brancos e três contra num total de 35,6% de votantes.
O líder do PS/Açores integrou o partido após o 25 de Abril, tendo participado no I Congresso Nacional do partido na legalidade, realizado na Aula Magna da Universidade de Lisboa, e fundou a JS/Açores em 1974. Exerceu funções de deputado desde 1980 quer no parlamento açoriano quer na Assembleia da República.
A 30 de Outubro de 1994, César foi eleito presidente do PS/Açores pela primeira vez, com 92% dos votos expressos em escrutínio secreto, em Congresso Regional. A 9 de Novembro de 1996 tomou posse como Presidente do VII Governo Regional dos Açores, depois de levar o PS açoriano, pela primeira vez, à vitória em eleições legislativas regionais em Outubro desse ano quando tinha 39 anos de idade.
Em 2000, 2004 e 2008 volta a vencer as eleições legislativas regionais, sempre com maiorias absolutas, a última das quais conquistando 30 dos 57 lugares da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. Desde 1996, o PS/Açores já ganhou todo o tipo de eleições no arquipélago, ganhando pela primeira vez as eleições autárquicas no último acto eleitoral realizado no ano passado.
As primeiras eleições directas do PS/Açores foram realizadas em Fevereiro de 2008, tendo na ocasião Carlos César sido eleito para o mandato que agora terminou.