A Juventude Socialista dos Açores vai apresentar, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo Regional o desenvolvimento de um projecto que garanta o empreendedorismo nas escolas açorianas.
O desenvolvimento do empreendedorismo nas escolas deve ser materializado através de acções orientadas para os professores e para os alunos, com o objectivo de despertar e incentivar o potencial empreendedor e a possibilidade de poder controlar o seu futuro, permitindo criar o seu próprio emprego e contribuir, assim, simultaneamente, para a política activa de emprego e para a criação de riqueza na Região.
A JS Açores propõe um Programa de Educação para o Empreendedorismo nas Escolas dos Açores, orientados para os alunos do 2º ciclo, 3º ciclo, secundário e ensino profissional, garantindo que todos estes alunos têm contacto com a realidade do conceito de empreendedorismo.
A JS Açores propõe, ainda, que, pela sua vertente e pelo objectivo que pretende atingir, que este projecto seja transversal dentro do Governo e que consiga ter parceiros externos que têm desenvolvido trabalhos importantes nesta área.
A Direcção Regional da Juventude, devidamente articulada com a Direcção Regional da Educação e Formação, com a Direcção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade e com a Direcção Regional do Emprego, em estreita colaboração, por exemplo, com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores terão a capacidade de desenvolver um projecto muito positivo junto das escolas açorianas.
Ainda no âmbito deste projecto, a Juventude Socialista Açores propõe que as escolas desenvolvam actividades anuais que continuem a cultivar a vontade de empreender nos alunos como um concurso anual de empreendedorismo inter-escolas e todas as iniciativas decorrentes deste projecto que possam contribuir para uma maior livre iniciativa jovem.
Segundo Berto Messias, Líder da JS Açores, “há muito que defendemos o empreendedorismo como uma prioridade fundamental para a criação de emprego e de riqueza na Região. Depois da já anunciada revisão ao Empreende Jovem onde pretendemos revitalizar e dar mais abrangência a este importante programa, julgamos que é fundamental uma estratégia paralela onde a cultura de risco e de empreendedorismo seja uma realidade nas nossas Escolas para que, no futuro, os jovens de hoje sejam investidores de sucesso. O desenvolvimento de novas ideias, a aposta em novos nichos de mercado e a aposta em novos bens transaccionáveis serão um contributo determinante para a vitalidade económica da nossa Região. Com este projecto de resolução pretendemos dar um contributo para esse importante desígnio”.