O Parlamento açoriano aprovou, esta quinta-feira, um Projecto de Resolução apresentado pela bancada socialista que prevê a implementação do empreendedorismo nas escolas da Região Autónoma de forma constante no tempo, orientado para professores, alunos do segundo e terceiro ciclos, ensino secundário e ensino profissional.
Segundo Berto Messias, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, este programa nas escolas não deve ser entendido como uma disciplina por si só, mas sim integrado na área curricular não disciplinar.
No secundário, na disciplina de área de projecto do 12º ano, enquanto que, no ensino profissional, o conceito de empreendedorismo deve ser aplicado a todas as disciplinas de formação tecnológica.
O Projecto de Resolução do PS/Açores, que foi apresentado pelo deputado Rogério Sousa, recomenda, ainda, que o Governo dos Açores, nas diferentes tutelas, deve promover parcerias com instituições que desenvolvem trabalho nesta área, assim como garantir aos alunos contactos com casos de sucesso.
Para Berto Messias, líder da JS nos Açores, com este Projecto de Resolução a bancada socialista pretendeu sinalizar, também a nível político, a importância do conceito de empreendedorismo e manifestou o seu agrado pelas “evoluções discursivas” em alguns partidos da oposição sobre esta matéria.
“Recordo-me perfeitamente, quando levei à tribuna, há cerca de um ano atrás, uma intervenção sobre empreendedorismo, na altura, até disseram, em aparte, que o empreendedorismo é uma coisa que pouco interessava, agora vejo que estamos todos em sintonia neste aspecto”, lembrou.
Segundo o líder da JS/Açores, esta recomendação pretende que as escolas implementam um programa de empreendedorismo nas escolas com balizas pré-definidas, com conteúdos e objectivos pré-definidos que dêem mais eficácia a esta área nas escolas.
Realçou, ainda, que desta recomendação devem resultar iniciativas inter-escolas como concursos de empreendedorismo, o dia do empreendedor ou clubes do empreendedor.
Berto Messias deixou o repto, ainda, ao líder da JSD/Açores para que desse um exemplo de uma proposta do PSD que fomentasse e incentivasse o empreendedorismo junto das crianças e jovens, mas ficou sem uma resposta concreta e objectiva.
O deputado socialista considerou, ainda, que a Escola constitui o espaço fundamental para a estratégia de aprofundamento do conceito de empreendedorismo e que a bancada socialista pretendeu sinalizar a afirmar esta matéria nos estabelecimentos de ensino da Região.
Segundo disse, “é com muito agrado que constato os pareceres que a Comissão dos Assuntos Sociais recebeu das escolas, que subscrevem e apoiam esta proposta” do Grupo Parlamentar do PS/Açores.
Recorde-se que o Grupo Parlamentar do PS/Açores tem, ainda, um outro diploma que pretende rever o Programa “Empreende Jovem”, que deverá ser debatido e aprovado, em breve, em plenário.