O líder parlamentar do PS/Açores garantiu, esta quinta-feira, que duas estações de comunicações vão se manter na Ilha do Faial, um realidade que é, constantemente, omitida pelo PSD/Açores por ignorância ou má-fé.
“Existem outras duas estações que vão permanecer no Faial. Um facto que é importante realçar, porque tem sido, frequentemente, omitido por parte de quem tem falado da Estação Radionaval da Horta”, afirmou Hélder Silva.
Hélder Silva referia-se, durante o debate parlamentar, à estação GMDSS, que permanecerá modernizada no Faial, e à estação de GPS diferencial, que também fica na mesma ilha, no âmbito de uma modernização que já ocorreu, com novas antenas já instaladas.
“Relativamente à GMDSS, trata-se do sistema de comunicações que tem por objectivo o socorro e salvamento no mar, o que é do maior interesse e relevância para os Açores”, explicou o Presidente da bancada socialista.
“Omitir esta informação só pode ser entendido como ignorância ou má fé”, afirmou Hélder Silva, perante os deputados açorianos.
Na sua intervenção, o líder parlamentar socialista recordou que o Presidente do Governo Regional informou, há cerca de um ano, que a Central de Comunicações Marítimas deixaria de estar a funcionar, replicadamente, em São Miguel e na Horta, em virtude da modernização tecnológica.
“Esta alteração à localização da Central de Comunicações Marítimas decorre de uma exigência da NATO, cuja recusa não permitiria assegurar, nos Açores, a permanência desta importante central”, explicou Hélder Silva, para quem em causa está, assim, “um interesse que, para além de ilha, é regional”.