Os Vereadores socialistas em Ponta Delgada, apresentaram hoje, em reunião do executivo camarário, um Voto de Pesar pela morte do escritor José Saramago. Os socialistas propuseram ainda que a Comissão de Toponímia considere o nome do Premio Nobel português na atribuição de futuras toponímias municipais de forma a “inscrever para a posteridade o devido reconhecimento da obra e da personalidade de José Saramago, um grande vulto da cultura portuguesa cuja memoria deve ser legada `as futuras gerações”.
No Voto de Pesar, hoje apresentado em reunião de Câmara pelos Vereadores do PS, é possível ler que a obra de Saramago está “traduzida em mais de quarenta línguas, e atinge uma dimensão universal, tendo projectado extraordinariamente a literatura e a cultura portuguesas no mundo”. Os socialistas salientam também “uma escrita marcada por um extraordinário imaginário e criatividade e com o estilo inovador que caracteriza a sua narrativa, procura projectar os seus ideais e preocupações sociais, sempre acompanhado pela polémica.”
O texto do Voto recorda ainda que Saramago recebeu “diversas e significativas distinções nacionais, salientando-se o Prémio Camões que é o reconhecimento máximo atribuído aos escritores de Língua Portuguesa. Internacionalmente destaca-se em 1998, o Prémio Nobel de Literatura, pela primeira vez concedido a um escritor de língua portuguesa”.
Em conclusão o texto refere que “Pela sua dimensão intelectual e artística, mas também humana e cívica, que fazem dele uma figura de enorme relevo da nossa História, a Câmara Municipal de Ponta Delgada expressa o seu profundo pesar pela sua morte e presta, desta forma, a merecida homenagem a José Saramago, entregando as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos”.