Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Faial, Alzira Silva e Lúcio Rodrigues, visitaram as instalações de "O Castelinho", na cidade da Horta, que compreendem sete valências, onde se distribuem 224 crianças e 8 educadoras de infância e que envolvem 92 pessoas.
Nesta visita, os deputados reconheceram a união de esforços, a inovação, a criatividade que têm sido postos ao serviço desta Instituição Particular de Solidariedade Social, cujas instalações foram adaptadas para os serviços prestados. Um trabalho de sensibilização ao ambiente é feito desde a primeira infância ensinando os mais pequeninos a tratar da horta biológica e a salvar árvores.
Esta instituição está lotada e tem falta de resposta para uma lista de espera de mais de uma centena de crianças. Os deputados anotaram esta dificuldade deixando uma mensagem de esperança, uma vez que o Governo Regional inscreveu no Plano de Investimentos a construção de uma nova creche.
Alzira Silva e Lúcio Rodrigues salientaram a preocupação do Governo nas áreas sociais, sublinhando a medida de grande alcance social oportunamente tomada pelo Governo dos Açores: a suspensão do aumento das mensalidades do serviço de amas, creches, ATL e jardins de-infância.
"As pessoas da nossa comunidade e as suas dificuldades em tempo de crise mundial ocupam toda a nossa atenção e hoje viemos visitar o espaço dos construtores do futuro e ouvir a direcção de "O Castelinho", destacando a necessidade de captar sinergias e garantir a continuidade e mesmo a agilidade funcional dos diferentes Gabinetes de Apoio à Acção Social, cuja importância é crescente nos dias de hoje”, disseram os deputados faialenses à saída da reunião.
Recentemente começou um novo projecto "Formar para Integrar", que envolve beneficiários do Rendimento Social de Inserção, cujo objectivo é dotar com novas competências pessoas com dificuldades de inserção.
As verbas do Plano na acção social (solidariedade e habitação), no que respeita ao Faial, têm ganho um aumento - mais de 6 milhões para o ano corrente. “Nos Açores temos tido medidas e verbas para atender às necessidades mais prioritárias. Esta atitude do Governo leva-nos a acreditar que melhores dias virão", concluíram os parlamentares socialistas.