O Grupo Parlamentar do PS/Açores iniciou hoje uma série de contactos com instituições de apoio à Mulher, um trabalho que pretende que seja aberto para permitir alterar para melhor a legislação existente sobre esta matéria, anunciou a deputada Catarina Furtado.
A parlamentar socialista falava aos jornalistas após uma reunião com a Associação “Crescer em Confiança”, na Vila de Rabo de Peixe, que pretendeu, em simultâneo, assinalar o Dia Internacional da Mulher e dar início aos contactos que vão ser desenvolvidos nos próximos meses.
“Desta reunião resultaram sugestões para se alterar legislação para dar melhores respostas, o que é uma preocupação do PS/Açores mesmo em relação às suas iniciativas e às do Governo Regional”, adiantou Catarina Furtado, que preside à Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa.
Segundo a deputada, o PS/Açores faz questão de não manter escondidas as suas propostas e iniciativas, ao contrário do maior partido da oposição, que, há exactamente dois anos, anunciou publicamente a criação do “Fórum para a Participação da Mulher”, mas sem quaisquer efeitos visíveis desde então.
“Provavelmente este fórum continua escondido, ao contrário do PS que está presente, que mostra as suas iniciativas e que vai estar em contacto com outras instituições e valências” não na perspectiva da vitimização da Mulher, mas sobretudo no seu aspecto empreendedor, garantiu Catarina Furtado.
“Começamos por Rabo de Peixe porque esta associação “Crescer em Confiança” tem uma valência de formação e de qualificação muito importante, que permite aferir e melhorar as competências das mulheres, reencaminhando-as, após formação, para outras instituições ou programas que lhes permita maior autonomia e maior capacidade de participação activa nas suas comunidades.