O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores destacou, esta quinta-feira, as dificuldades do trabalho desenvolvido pelos Presidentes de Junta de Freguesia na Região, mas realçou o apoio do Governo Regional, que, só em 2009, disponibilizou cerca de 9,5 milhões de euros em acordos de cooperação com as autarquias locais.
“Os Presidentes de Junta são os parentes pobres da actividade política, não só pelos honorários que recebem, mas também pelo Orçamento anual que dispõem, que dificulta a sua acção, tendo em conta a proximidade que têm às populações e a quantidade e variedade de problemas com que são confrontados diariamente”, afirmou Berto Messias.
O líder parlamentar socialista falava à comunicação social depois de uma reunião com os responsáveis açorianos da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), nas vésperas do Congresso Regional desta estrutura representativa dos presidentes de junta.
Após o encontro, Berto Messias salientou, ainda, o papel que o Governo Regional tem desempenhado no apoio a estas autarquias, materializado nos 9,5 milhões de euros já disponibilizados para acordos de cooperação, um valor razoável tendo em conta o número de autarquias locais existentes nos Açores.
Esta cooperação entre o Governo dos Açores e as Juntas de Freguesia tem permitido desenvolver projectos e investimentos com efeitos reais na vida das pessoas, com reflexos no melhoramento da qualidade de vida destas localidades das nove ilhas, destacou o dirigente socialista.
Na reunião com António Alves, coordenador regional da ANAFRE, foi, ainda, analisado o mapa actual das freguesias dos Açores, tendo Berto Messias salientado que, sem prejuízo de eventuais alterações pontuais, o mapa actual é positivo e serve bem as populações açorianas.
A concluir, o deputado do PS/Açores explicou que o encontro de hoje serviu, assim, para realçar o trabalho que estes autarcas desenvolvem e reafirmar o apoio que o Grupo Parlamentar do PS/Açores sempre deu e continuará a dar aos Presidentes de Junta dos Açores.