O deputado do PS/Açores, José do Rego, afirmou hoje que as responsabilidades financeiras da Região Autónoma da Madeira rondam os seis mil milhões de euros, um montante muito significativo que será imputado às gerações futuras do arquipélago.
No balanço do primeiro dia das Jornadas Parlamentares do PS/Madeira, que estão a decorrer no Funchal, o parlamentar socialista açoriano adiantou que este montante verificado na Madeira é muito superior ao que se regista nos Açores.
“As gerações futuras é que vão abarcar com estas responsabilidades financeiras que a Região Autónoma da Madeira está assumir”, adiantou aos jornalistas o deputado José do Rego, que considerou, ainda, que se verifica prazos de pagamento a fornecedores muito diferentes entre a Madeira e os Açores.
“São cerca de 250 dias de prazo de pagamento na Madeira, enquanto que, nos Açores, estamos em cerca de 30 dias”, garantiu José do Rego, para quem “é muito difícil às empresas viver com prazos” como estes que verificam no arquipélago madeirense.
Além disso, José do Rego adiantou que o Governo Regional dos Açores soube utilizar todos os meios à sua disposição para servir as pessoas e as empresas do arquipélago neste momento de maior dificuldade, devido aos efeitos da crise internacional.
“O Governo Regional dos Açores foi capaz, muitas vezes, de afrontar os poderes do Continente, dizendo que, no âmbito das suas competências, iria tomar medidas” sociais e económicas para minimizar os efeitos da crise nas empresas e nas famílias açorianas, concluiu José do Rego.