A candidata do PS/Açores à Assembleia da República, Vera Lacerda, defendeu hoje um reforço da vigilância do mar da Região, alegando que a dimensão Atlântica de Portugal é conferida pela extensão da Zona Económica Exclusiva dos Açores.
“A subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva é a maior de Portugal e a área do mar dos Açores é 400 vezes superior à superfície terrestre das ilhas”, afirmou a candidata socialista, depois de ter visitado a Lotaçor, na cidade da Horta.
Em declarações aos jornalistas, Vera Lacerda adiantou que, por essa razão, a República deve afectar mais meios para a vigilância marítima nos Açores, apontando o exemplo dos novos “patrulhões” construídos para a Marinha Portuguesa.
Após a visita, a candidata Vera Lacerda destacou, ainda, que o sector das Pescas é “estruturante” para os Açores ao nível económico e social, tendo em conta o grande peso que tem no total das exportações, assim como na mão-de-obra que absorve em toda a sua fileira.
Segundo Vera Lacera, o pescado dos Açores deve ser, assim, considerado um produto de excelência ao nível da sua qualidade, de modo a que os pescadores possam ter um rendimento justo do seu trabalho.