O candidato do PS/Açores à Assembleia da República, Ricardo Rodrigues, alertou hoje que a proposta do PSD de Passos Coelho de privatização da empresa ANA constituiria um “rude golpe” para o aeroporto da ilha de Santa Maria.
“Caso se concretizasse esta pretensão do PSD, seria mais um rude golpe para Santa Maria, quer pelo número de pessoas que o aeroporto emprega, quer pela vocação técnica que o aeroporto possui para escalas”, afirmou Ricardo Rodrigues, que dedicou esta sexta-feira a contactos com instituições da ilha.
Após ter visitado as instalações da NAV, o cabeça-de-lista do PS/Açores às eleições de Junho adiantou aos jornalistas que o Programa Eleitoral do PSD prevê “a transferência dos aeroportos da Madeira e dos Açores para a respectiva tutela”, ou seja, a Região Autónoma dos Açores, neste caso concreto.
“Na verdade, Passos Coelho pretende imputar os custos de funcionamento de quatro aeroportos da ANA à Região. Isso não estava previsto em nenhuma situação”, alertou Ricardo Rodrigues, para quem o Programa social-democrata “não acautela, assim, os interesses dos açorianos e dos marienses em particular”.
“O que me preocupa hoje não é tanto a NAV, que tem a sua situação estabilizada, graças aos governos do PS, mas sim o aeroporto de Santa Maria”, disse Ricardo Rodrigues, ao salientar que a transferência da tutela dos aeroportos para a Região implicaria um custo de “vários milhões de euros”.
“Nós sempre dissemos que qualquer privatização da ANA devia acautelar estes interesses açorianos, no respectivo caderno de encargos. Essa é a posição do Partido Socialista. O PSD, pelos vistos, não pretende acautelar isso, mas pretende, sim, imputar estes custos aos Açores”, concluiu o candidato socialista.
Ricardo Rodrigues aproveitou, ainda, para salientar que a NAV é uma infra-estrutura indispensável aos Açores, mas também a todo o país, já que desempenha uma função importantíssima no controlo de tráfego aéreo que circula entre a Europa e os Estados Unidos.