O cabeça-de-lista do PS/Açores garantiu, esta sexta-feira, que os candidatos socialistas vão continuar a desenvolver uma campanha de esclarecimento dos açorianos e que nunca utilizarão argumentos pessoais, como tem feito o PSD nos últimos dias.
“Jamais vamos utilizar argumentos pessoais como tem utilizado o PSD, roçando já o insulto, que não dignifica quem os faz”, afirmou Ricardo Rodrigues aos jornalistas, depois de uma reunião com o conselho de administração da SATA, em Ponta Delgada.
Segundo o candidato socialista, “todos os candidatos são dignos” e o Partido Socialista pretende que, em primeiro lugar, “todos os açorianos vão votar e que possam fazer uma boa escolha entre as propostas do PS e as do PSD, que todos já começam a perceber”.
Questionado sobre as recentes acusações da líder do PSD/Açores relativas à campanha em São Jorge, Ricardo Rodrigues salientou que se trata de declarações “normais de algum desespero do PSD”.
“Não tem razão nenhuma a líder do PSD, mas isso é próprio de pessoas que querem utilizar todos os argumentos para trazerem à liça questões sem importância e que, neste caso concreto, nem são verdadeiras”, assegurou o cabeça-de-lista do PS/Açores, ao garantir que os candidatos do PS estiveram em “São Jorge a fazer a sua campanha perfeitamente à parte de outras agendas”.
Após o encontro com a administração da SATA, Ricardo Rodrigues afirmou que, em 1996, uma passagem entre os Açores e o continente rondava os 60 contos (300 euros), o mesmo valor que é praticado actualmente, quinze anos depois.
“O custo efectivo e real destas passagens tem descido significativamente fruto de uma política de aproximação dos açorianos do seu país, mas também da solidariedade que o país tem continuar prestar aos Açores”, afirmou o candidato.
Ricardo Rodrigues aproveitou, ainda, para alertar que a regionalização que o PSD propõe para os aeroportos açorianos explorados pela ANA pode resultar num aumento das taxas aeroportuárias.
“O que posso garantir é que, com o Partido Socialista, a taxa aeroportuária vai se manter, porque não queremos que os quatro aeroportos da ANA passem para a Região”, afirmou.
O candidato do PS/Açores adiantou ainda que, na reunião, foi comunicado que a existem cerca de 40 mil bilhetes promocionais disponíveis até ao fim do ano. A SATA que, à partida, tinha disponibilizado 60 mil bilhetes, agora aumentou este número de disponibilidades promocionais.
“Foi interessante saber que estes bilhetes não reflectem nenhuma taxa relativa ao combustível, que tem subido recentemente”, disse Ricardo Rodrigues.