A deputada do PS/Açores, Vera Bettencourt, garantiu hoje que a recente visita estatutária à Graciosa prova que o Governo Regional tem uma visão estratégica para o desenvolvimento dos Açores, alegando que, mesmo em altura de crise, Carlos César garantiu que vai manter os investimentos na ilha.
“É de realçar que, apesar de estarmos a atravessar um momento de dificuldades e de incertezas, o Presidente do Governo dos Açores afirmou, no Conselho de Ilha, que irá manter, no que é essencial, os investimentos que estavam previstos para esta Legislatura”, afirmou a parlamentar socialista.
Numa intervenção no plenário que está a decorrer na cidade da Horta, Vera Bettencourt salientou que a visita do executivo açoriano à Graciosa permitiu, assim, constatar que a ilha está a “caminhar para alcançar o grande objectivo que é o cumprimento do projecto político aprovado pelos graciosenses” nas últimas eleições.
Ao nível dos investimentos, a deputada do PS/Açores destacou, entre outros, a construção de novas habitações no Loteamento da Rua Barão da Fonte do Mato, a inauguração de residências para idosos de Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, a aquisição de uma equipamento frigorífico especial para criar um banco de sangue, a contratação de mais um médico de família para o Centro de Saúde da Graciosa e a aprovação do Plano de Mudança de Equipamentos e Serviços para o novo Centro de Saúde.
Além disso, Vera Bettencourt manifestou-se satisfeita com a decisão do Governo Regional de requalificar os equipamentos de frio do entreposto da Folga e com a inauguração da Lota do Porto de Pescas da Vila da Praia, bem como a aquisição de um travel-lift, que vai contribuir para uma melhoria significativa da operacionalidade daquela infra-estrutura.
“Estes são sinais claros, concretos e inequívocos, que os socialistas sempre defenderam um projecto de desenvolvimento sustentado e polivalente, e no qual a Graciosa está incluída”, disse Vera Bettencourt.
Neste debate participou, ainda, o deputado José Ávila, que destacou a importância das visitas estatutárias para as ilhas de menor dimensão, caso da recentemente realizada à Graciosa, que serviu para o Governo inaugurar seis novos equipamentos, visitar nove empreendimentos e tomar 27 deliberações sobre o futuro da ilha.
“Esta visita representa mais um passo no cumprimento do Contrato Eleitoral que o PS tem com os graciosenses”, considerou José Ávila, para quem o PSD tem de responder pelas suas responsabilidades no Poder Autárquico até 2009.